Só lavo o meu rosto duas vezes por dia, porque lavar demais gera efeito rebote na pele oleosa. Eu também já caí nessa “armadilha”.
Imagina suportar o calor do Rio de Janeiro no verão e ser obrigada a lavar o rosto apenas duas vezes ao dia para não piorar minha pele? Impossível, concorda?
Ainda bem que comecei a estudar mais sobre a pele, entender como ela funciona e posso te fornecer informações que vão te livrar dessas limitações sem fundamento. Explicar o que realmente pode acontecer ou não.
Usarei o conhecimento para te libertar dessa armadilha e explicar da forma mais fácil sobre a teoria do efeito rebote e como diminuir a oleosidade da sua pele.
Efeito rebote na pele oleosa: Acontece mesmo? O que é efeito rebote?
Antes mesmo de saber se existe, as pessoas já se perguntam: “como reverter o efeito rebote na pele?”. E não as julgo, pois muitas informações sem fundamento são propagadas na velocidade da luz.
O efeito rebote na pele oleosa é definido como o aumento da produção de sebo, após a lavagem excessiva na pele. E “supostamente” nossa pele aumentaria a produção de óleo para repor o que foi retirado.
Agora, imagina comigo. O sabonete foi feito para ficar apenas na superfície da nossa pele. Não tem poder de alterar o funcionamento completo das glândulas sebáceas.
Logo, não aumenta a produção de óleo por lavar o rosto mais de duas vezes. Se fosse tão fácil assim, era só comprar um sabonete e não teria mais a pele oleosa.
Há outros mecanismos que aumentam sua oleosidade, não é algo tão simples. Então vou destrinchar nos tópicos a seguir.
Se não dá efeito rebote na pele oleosa, posso lavar quantas vezes eu quiser? Não vou ter problemas?
Segundo os cientistas Klingman e Shelley, a glândula sebácea funciona constantemente sem considerar o que está na superfície.
Ao lavar e remover esse óleo, dá impressão de aumento de oleosidade porque o óleo pré-formado começa a se espalhar novamente. Gerando uma falsa impressão de aumento de oleosidade.
Ou seja, você pode lavar mais vezes se desejar. Porém, se lavar com sabonetes agressivos, esfregar muito e lavar sem a real necessidade, pode gerar ressecamento, descamação e sensibilizar a sua pele.
Tenha bom senso ao decidir quantas vezes é melhor para você lavar o rosto por dia. No geral, é recomendado lavar duas vezes por dia.
Causas da Pele Oleosa: Entenda por que você tem uma quantidade excessiva de oleosidade
Nossas glândulas sebáceas são estimuladas a produzir sebo na puberdade devido aos hormônios. Mas existem outras questões que aumentam a produção de sebo.
Os fatores que impactam a oleosidade da pele são:
- Influência genética;
- Dieta (alimentação rica em carboidrato);
- Idade, sexo e etnia;
- Variação sazonal (a cada 1º celsius a mais, a excreção de sebo aumenta em cerca de 10%).
Percebeu que é uma combinação de causas? Não podemos culpar o aumento da produção de óleo devido a lavagens excessivas da face.
Se você quer se aprofundar mais sobre esse assunto, confira esse artigo sobre o que causa oleosidade na pele.
Não gosto do excesso de oleosidade na minha pele, o que faço?
Mesmo que o efeito rebote na pele oleosa não exista. Ainda, sim, você deve estar em busca de uma solução para esse óleo em excesso.
É preciso considerar aqueles cinco fatores citados anteriormente no seu tratamento. Diminuir o consumo ricos em açúcar, ter uma rotina de cuidados com a pele diária com produtos adequados, e se necessário, procedimentos estéticos.
Na Consultoria Acneless, você pode receber uma rotina personalizada de skincare + acompanhamento individual por 45 dias para diminuir a oleosidade da sua pele.
>> Agende agora seu horário no quadro abaixo!