preciso usar protetor solar dentro de casa

Dúvida pertinente entre as iniciantes no skincare, que rende muita discussão entre profissionais da área da estética. Esclarecer a questão “precisa usar protetor solar em casa?” é estar entre a excelente indicação e a circunstância atual.

Antes de discutir se é certo ou errado, precisamos chegar a um consenso de ideal e possível. Sua visão sobre o tema deve ser capaz de alinhar o seu objetivo com o que precisa fazer para atingí-lo.



 

Então, precisa usar protetor solar em casa?

Sim e não. E a resposta vai depender totalmente da sua pele e o que deseja melhorar nela.

Acalme-se, não vou deixar você sem respostas.

Para entender melhor, vou citar alguns exemplos onde é extremamente necessário o uso do protetor solar em casa e outros não.

 

Pele com melasma ou facilidade para hiperpigmentação pós-inflamatória

Uma pele sensibilizada e com tendência a manchas escuras deve usar regularmente o protetor solar tradicional em adição a um pigmento. Ou seja, pode usar o protetor solar (branco) e depois aplicar maquiagem ou protetor com cor por cima.

O protetor solar atua evitando o surgimento de novas manchas e também no tratamento das manchas impedindo que elas escureçam.



 

Hiperpigmentação inflamatória (aquela mancha formada após uma inflamação na pele) pode acontecer após uma espinha que estava bem vermelha, depois secou e deixou uma mancha marrom / arroxeada.

Melasma (ou cloasma) é uma condição crônica que causa um distúrbio na pigmentação da pele, formando manchas no rosto que podem variar de coloração. Quem não trata se protegendo do sol, tem uma piora acumulativa. Não há cura total, entretanto, é possível controlar com o tratamento.

 

Pele sem manchas escuras, sem inflamação e barreira cutânea intacta

Uma pele saudável não tem obrigatoriedade de utilizar protetor solar dentro de casa. Aliás, não está com nenhuma condição prejudicial a estética e saúde da pele. Contudo, devemos avaliar a disposição dos raios ultravioletas no ambiente e pensar no longo prazo.

 

Esse seria o ideal conforme os raios UV

O índice UV é responsável por quantificar a intensidade dos raios ultravioletas. Por seu um padrão internacional, no Brasil também temos acesso a essa medição no aplicativo de Tempo no celular.

Hoje, no dia e hora que estou escrevendo esse artigo. O índice no Rio de Janeiro está zero às 18:00. É considerado baixo até 2, moderado até 5, alto até 7, muito alto até 10 e extremo 11+.

Esse índice varia de acordo com o passar do dia. Agora, você sabe por que te alertam para te proteger do sol e evitar os horários de pico.

Existem 3 tipos de raios ultravioletas, e apenas dois ultrapassam a camada de ozônio e chegam a terra. São eles, UVA e UVB.

UVA – tem a capacidade de ultrapassar o vidro da sua janela.

UVB – não ultrapassa o vidro da janela.

porque usar protetor solar em casa

 

A RESPOSTA É ESSA de acordo com seu objetivo

Se você tem pele com tendência a manchas, use sempre protetor solar. Se tiver a pele saudável seria ideal utilizar se estivesse com a janela aberta ou em um ambiente com luz do sol.

Caso tenha uma pele sem tendência a manchas e esqueça uma vez ou outra, ou decida não usar por estar em um ambiente sem sol. Tudo bem! O protetor solar foi feito para proteger do sol, certo?

Cada pessoa sabe de suas necessidades e deve escolher baseado nas consequências que terá no futuro.

Tenho um guia definitivo sobre protetor solar onde respondo as dúvidas sobre quantidade de aplicação, efeitos dos raios UV na pele, como reaplicar, FPS e mais. Recomendo que leia para saber mais sobre o assunto.

A essa altura a sua pergunta “precisa usar protetor solar em casa?” já foi respondida. Juntar todas essas peças do quebra-cabeça e montar uma rotina de skincare que funciona sozinha, pode parecer complicado.

Facilite o processo e tenha mais resultado ao ter uma rotina de skincare personalizada com produtos ideais para sua pele. Inscreva-se na lista de espera da Consultoria Acneless clicando no botão abaixo!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *