Pandas são lindos. Mas você não quer parecer com um, certo?
Olheiras são um problema estético bem comum, e nem sempre a maquiagem consegue tampar. Sei que essas olheiras deixam você com o olhar cansado e vivem te perguntando “dormiu mal?” “está doente?” ou “está triste?”.
Não basta sua insegurança. Você ainda precisa responder essas perguntas frequentemente.
A boa notícia é que existem algumas opções de tratamento para cada um desses quatro tipos de olheiras. Continue a leitura para saber as características, causas e tratamento de cada uma delas.
O que são olheiras? Quais são os tipos de olheiras?
Popularmente conhecida como olheiras, mas também podem ser chamadas de pigmentação infraorbital ou hiperpigmentação periorbital.
Essa região mais escurecida ao redor dos olhos gera uma aparência desagradável e que muitas vezes não condiz com como está se sentindo.
Existem quatro tipos de olheiras, que devem ser tratadas de maneiras distintas para obter bons resultados. Preste atenção nos tópicos a seguir.
1-Pigmentar
Coloração em marrom ou tom arroxeado. Acontece devido ao aumento da produção de melanina nesse local, que pode ser gerado após alguma inflamação. Bem comum em pessoas com algum tipo de alergia e fazem fricção nos olhos.
Tratamento para olheira melânica / pigmentada: peeling + skincare em casa ou usar apenas um produto de tratamento com ativos clareadores juntamente a um bom protetor solar.
Esses ativos clareadores devem ser apropriados para a região dos olhos. Existem várias opções no mercado, como o ácido tranexâmico, por exemplo.
2- Estrutural
Gera uma sombra bem evidente abaixo de seus olhos. Onde é possível enxergar uma profundidade, deixando seu olhar mais “fundo”.
Algumas pessoas já possuem desde a infância, sendo algo comum na família, e outras adquirem no processo de envelhecimento (perda de volume nessa região e flacidez).
Tratamento para olheira estrutural (profunda): Preenchimento com ácido hialurônico. Sei que muitas mulheres temem esse procedimento por ser em uma região delicada.
De fato, você precisa buscar um profissional da sua confiança e que tenha se especializado em harmonização facial. Somente dessa forma, você terá um bom resultado com segurança.
3- Vascular
Está com aquelas bolsas que deixam você com olhar cansado ou parece que passou a noite toda chorando? Provavelmente são olheiras vasculares.
Esse é o tipo de olheira mais complicado de tratar. Temos alternativas, porém, podem não ser 100% satisfatórias.
A olheira vascular também pode se manifestar sem bolsas, mas com pequenos vasos aparentes com tom azulado devido à pele ser bem fina.
Tratamento para olheira vascular: Usar sérum com ativos específicos para estimular a circulação e drenar a região (ex: cafeína). Caso esteja disposta a fazer um procedimento estético, pode ser viável fazer laser.
A escolha do tipo de laser será escolhida pelo profissional após a avaliação das suas olheiras. Porém, é necessário alinhar as expectativas para saber quanto de melhora você pode esperar.
4-Mista
Possui dois ou mais tipos de olheiras combinadas. Nessa situação, é essencial diagnosticar quais são antes de começar a tratar.
É bem comum as pessoas acharem que é apenas uma olheira estrutural, preencherem e ainda não ficarem satisfeitas. Pois, além da profundidade, existe pigmentação dessa região.
Saber exatamente o que precisa ser tratado evita frustração do paciente e do profissional.
4 Hábitos que pioram as suas olheiras
Apesar de ser um incômodo estético, tem muita relação com seu estilo de vida. Confira os tópicos abaixo para saber o que piora as suas olheiras.
- Dormir pouco / sofrer com insônia.
- Esfregar muito a região no intuito de coçar (alérgicos são os que mais fazem isso).
- Grande perda de peso.
- Consumo excessivo de álcool, alguns tipos de medicamentos e substâncias ilícitas.
Não conseguiu identificar qual desses tipos de olheiras é o seu?
Olhar no espelho e conseguir detectar qual o tipo de olheira você tem, pode ser difícil. Ainda mais quando a sua é mista.
Nesse momento, um acompanhamento de um profissional especializado pode fazer toda a diferença. Assim você evita desperdiçar dinheiro com tratamentos ineficazes ou que não resolvem a sua olheira em específico.
Já imaginou acordar com o olhar renovado e não precisar ficar passando camadas e camadas de corretivo todos os dias?
Agende agora mesmo a sua Consultoria Despigmente e tenha um tratamento personalizado para clarear suas olheiras!