Contentar-se com aqueles tipos de pele básicos de pele como: oleosa, seca e normal, não te permitem encontrar um tratamento eficaz para o que te incomoda. Enquanto você tem uma pele oleosa, sensível e com manchas.

Outra pessoa pode ter a pele oleosa, resistente e sem manchas na pele. E negligenciar essas caraterísticas podem te levar a um processo longo de erros no seu skincare.

Esclareci os tipos de pele do rosto, para você aprender de uma vez quais são eles, como identificar o seu e ter a pele que deseja. Sem ter que desperdiçar tempo e dinheiro com produtos que não funcionam na sua pele.



 

Quais são os tipos de pele?

De acordo com a Leslie Baumann, dermatologista americana, existem 16 tipos de pele. Onde é analisado se a pele é oleosa ou seca, pigmentada ou não pigmentada, firme ou enrugada, sensível ou resistente.

Essa letras em negrito as representam, e eu vou explicar a seguir quais são as 16 possíveis combinações entre elas e como você pode descobrir o seu tipo de pele.

 

Tipos de pele e suas características

Essa combinação de características te levam a um diagnóstico mais próximo do seu verdadeiro tipo de pele. Abaixo terão algumas siglas que parecem complicadas, mas não tem nada de difícil.

O = oleosa, D = seca, S= sensível, R= resistente, N= não pigmentada, P = pigmentada, T= firme e W= enrugada. Mesmo assim, colocarei ao lado por escrito para facilitar a identificação dos tipos de pele.

[imagem cruzamento das características]


 

OSPT [oleosa, sensível, pigmentada e firme]: normalmente uma pele jovem, mais fina e sensível. E que sofre com oleosidade e manchas na pele.

OSPW [oleosa, sensível, pigmentada e enrugada]: Parecida com a anterior, porém representa uma pele mais madura que apresenta linhas de expressão.

OSNT [oleosa, sensível, não pigmentada e firme]:  pele jovem oleosa, firme, sensível e sem a presença de manchas na pele.

OSNW [oleosa, sensível, não pigmentada e enrugada]: pele madura oleosa com presença de linhas de expressão ou rugas, sem manchas.

 



ORPT [oleosa, resistente, pigmentada e firme]: pele oleosa jovem, resistente (a qual não costuma ter sensibilidade a cosméticos e conta com uma maior espessura) e com manchas na pele.

ORPW [oleosa, resistente, pigmentada e enrugada]: pele oleosa madura, resistente, com manchas e com sinais de envelhecimento.

ORNT [oleosa, resistente, não pigmentada e firme]

ORNW [oleosa, resistente, não pigmentada e enrugada]

DSPT [seca, sensível, pigmentada e firme]

DSPW [seca, sensível, pigmentada e enrugada]

DSNT [seca, sensível, não pigmentada e firme]

DSNW [seca, sensível, não pigmentada e enrugada]

DRPT [seca, resistente, pigmentada e firme]

DSPW [seca, sensível, pigmentada e enrugada]

DRNT [seca, resistente, não pigmentada e firme]

DRNW [seca, resistente, não pigmentada e enrugada]

 

Qual é a definição para cada uma dessas características da pele?

A pele seca consiste no baixo nível de óleo, e pode estar desidratada (baixo nível de água – aparenta opaca e dá sensação de repuxamento). Então, apresenta uma textura áspera e ressecada.

Enquanto a pele oleosa produz bastante sebo. Se ficarem retidos nos seus poros (nos folículos pilosos) formam cravos e espinhas. Essa pele costuma ter um brilho excessivo na zona T que inclui a testa, o nariz e queixo. Podendo abranger todo o rosto.

Tipos de pele do rosto
Salve no Pinterest!

A própria denominação já explica o que é uma pele pigmentada, aquela com a presença manchas na pele. As queixas mais frequentes são de hiperpigmentação, aquelas mais escuras que o tom da pele e que podem aparecer após acne inflamada, por exemplo.

Diferenciar a pele sensível de uma pele resistente pode ser um pouco complicado se não souber avaliar as características e histórico da paciente. A pele sensível é mais fina e reativa ao uso prolongado de cosméticos de embelezamento e higiene pessoal.

Podem apresentar alguns sinais e sintomas como irritação, repuxamento e ardência.

Ao contrário da pele sensível, a resistente  tolera muito bem a maioria dos cosméticos que é submetida. Possui maior espessura e pode testar ativos um pouco mais “agressivos” sem causar danos.

 

Como identificar meu tipo de pele?

Minha pele é ORPT, e eu descobri depois de fazer o questionário da dermatologista Leslie Baumann. Obviamente ele está em inglês, ainda é extenso, o que pode exigir mais do seu tempo para responder.

Por isso, disponibilizo uma versão traduzida e otimizada desse questionário dentro da Consultoria Acneless. Onde você descobre o seu tipo de pele e já garante sua rotina de skincare personalizada para o que deseja tratar na sua pele.

Ela é focada em pele oleosa, com acne (cravos e espinhas) e manchas de acne. Ainda recebe um acompanhamento de 45 dias diretamente comigo para tirar suas dúvidas e obter um resultado eficaz.

Tipos de pele consultoria

Victória Brito

Biomédica Esteta, especialista em skincare e focada em trazer informações relevantes para elevar sua autoestima.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *