Às vezes dá uma vergonha de perguntar a uma amiga “uso hidratante ou protetor primeiro?” e receber uma resposta espantada, ou em tom de sermão “não acredito que você não sabe isso”.
Sabemos que uma resposta assim não ajuda em nada. E ainda te constrange. Por essa razão, vamos tirar a sua dúvida de forma definitiva e explicar a lógica por trás da ordem correta de aplicação deles no skincare.
O que cada produto faz?
Antes de te responder se deve usar o hidratante ou protetor primeiro, preciso que entenda a função de cada um desses produtos nos cuidados com a pele.
Hidratante: Ele pode adicionar, atrair água para a pele e / ou impedir a perda excessiva de água através da transpiração. Evitam e tratam o ressecamento da pele, dando mais maciez e viço.
Além disso, ajudam a manter a barreira da pele intacta para que microrganismos não atravessem. Saiba que uma pele hidratada, tem melhor permeação de ativos cosméticos.
Protetor solar: A principal função é impedir que os raios solares danifiquem a pele causando danos ou até mesmo uma doença. É o seu maior aliado quando se trata da prevenção de manchas e envelhecimento precoce.
Atualmente, existem diversas opções tanto facial quanto corporal. Até mesmo protetores para gestantes e pessoas com pele sensível.
Qual a ordem ideal: Hidratante ou protetor primeiro?
Nossa lógica de aplicação dos produtos deve ser sempre do mais aquoso para ou mais cremoso, relacionando com a função deles. Como percebeu acima, o hidratante precisa ser absorvido para devolver água para nossa pele, enquanto o protetor solar criar uma película de proteção UV.
Logo, o hidratante deve ser aplicado primeiro para que nossa pele o absorva. E o protetor solar não foi feito para penetrar, ele fica apenas na superfície realizando sua função de proteção contra os raios ultravioletas.
Há pessoas que preferem não utilizar o hidratante durante o dia ou substituí-lo por um sérum antioxidante. O que super funciona e potencializa o efeito do protetor solar.
Entretanto, preste atenção nas embalagens para não confundir hidratante com FPS com protetor solar, ok. Isso é mais importante do que saber se usa hidratante ou protetor primeiro.
O hidratante com FPS oferece proteção mais baixa do que o indicado e muita das vezes não é aplicado na quantidade correta a ponto de proteger a pele.
Vantagens de seguir a ordem correta de aplicação dos cosméticos:
- Maior absorção do hidratante: ao ser aplicado primeiro, será totalmente absorvido pela pele fornecendo a água que ela precisa. Mantendo assim, a pele sem ressecamento ou descamação.
- Eficácia do protetor solar: com o hidratante já absorvido, o protetor solar consegue ser bem espalhado e formar uma película protetora. Sua eficácia é garantida ao passar a quantidade correta e espalhar bem por toda a pele.
Precisa usar protetor solar dentro de casa? Essa pode ser outra dúvida sua que já foi esclarecida aqui no blog, basta ler o artigo.
Leia mais: Quais são os tipos de hidratante
Ter um guia passo a passo dos cuidados com a pele seria perfeito, né?
É normal ter dúvidas como “hidratante ou protetor primeiro” quando se é iniciante no skincare. E hoje você pode ter acesso a:
- Uma rotina de cuidados com a pele personalizada;
- Ordem de aplicação;
- Quantidade de produto que deve aplicar no rosto;
Tudo isso em um material complementar em PDF ilustrado + 3 encontros online para fazer diagnóstico da sua pele e entrega da sua rotina de skincare + 1 mês de acompanhamento pelo Whatsapp, pode ser seu hoje!
>> Inscreva-se aqui para garantir sua vaga na Consultoria Acneless!
Nesse blog, você não terá vergonha de fazer perguntas como: hidratante ou protetor primeiro. Pode deixar nos comentários a sua dúvida, seja ela simples ou não, vou sempre indicar um conteúdo existente ou criar um novo.
Obviamente, nem sempre haverá respostas.
Saiba que eu adoro interagir com vocês, e trazer conteúdos que realmente ensinam algo útil de forma fácil.