Tipos-de-hidratante

Já surgiu em sua mente quais são os tipos de hidratante que existem? E eu não estou falando da classificação entre, rosto e corpo. Tudo bem, se gerou uma confusão em sua cabeça agora.

É comum achar que todos os hidratantes possuem os mesmos ingredientes e agem da mesma forma em nossa pele. Mas, hoje estou aqui para esclarecer quais são os 3 tipos de hidratante que você deve conhecer antes de escolher um para você.

 

O que é hidratante? Para que serve o hidratante?

O hidratante é um cosmético com objetivo de hidratar a camada mais externa da pele (camada córnea). Ou seja, promove a maciez, melhorar a aparência da pele, prevenir e tratar a pele ressecada. Essa camada de produto aplicada não ultrapassa a camada mais externa da pele que é a epiderme. 

Segundo o artigo The science behind skin care: Moisturizers, os hidratantes retardam a perda de água transepidérmica. Pois, ele gera um filme que pode ajudar a atrair água e retardar a perda. 

Ao contrário do que muitos pensam, a pele oleosa também precisa ser hidratada. Ter óleo em excesso não quer dizer que não esteja hidratada.

 

Existe hidratante certo para cada parte do corpo?

Muitas pessoas perguntam “pode usar hidratante corporal no rosto?”, e a resposta é não. Cada cosmético é criado para uma determinada área do corpo, e utilizar em outra área pode gerar algum efeito adverso.

Hidratantes corporais costumam ter aspecto mais oleoso, imagina passar no rosto e piorar a oleosidade da sua face ou ter espinhas. O mais indicado é não arriscar, mas existem alguns casos de extremo ressecamento na pele que pode necessitar de hidratantes mais encorpados.

Existe hidratante facial, labial, corporal, para mãos e para pés. Esses são os mais conhecidos e que você encontra a venda nas farmácias e perfumarias.

 

Qual a quantidade de hidratante no rosto e no corpo?

A quantidade ideal de hidratante para o corpo é medido em colheres de sopa. Sendo uma para cada uma das pernas e uma para o tronco e braços. Para o rosto, a quantidade ideal é de uma moeda equivalente a duas uvas passa se for em creme ou gel creme.



Onde passar hidratante?

Aplique o hidratante por toda sua pele e utilize o cosmético indicado para cada área do corpo. O jeito certo de passar hidratante no corpo é espalhar a quantidade descrita no tópico acima de maneira uniforme. 

Seu rosto requer uma quantidade menor, porém não é menos importante. Se ainda não está com a hidratação em dia nos seus cuidados com a pele, comece hoje e note a diferença.

 

Pode hidratar a pele todos os dias?

Hidratar a pele deve ser algo natural do dia a dia, assim como escovar os dentes. Ela permite manter a sua pele mais suave e com textura macia. Além da estética, também protege sua pele da xerose que é a pele seca.

Ao utilizar todos os dias, evita que a barreira da sua pele seja danificada e possa ser uma entrada para microorganismos.

 

O hidratante é antes ou depois do protetor solar?

Utilize o hidratante antes do protetor solar. A aplicação dos produtos costuma ser por textura do produto e função. Logo, o protetor vem por último na etapa do skincare. Se fizer ao contrário, a película do protetor não deixará o hidrante realizar seu efeito.

 

Tipos de hidratante para os lábios – O que hidrata os lábios?

Separei alguns hidratantes labiais, que são ótimos para reparar lábios que estão muito ressecados. Para ver melhor na loja, clique em cima da imagem!

Para você que está com os lábios ressecados e sofre com a descamação, recomendo esses reparadores labiais abaixo. 

Eles ajudam a hidratar profundamente e reparar a pele que está danificada. Para comprar, clique em cima da imagem do produto que deseja.

 

Porque é importante hidratar a pele?

A pele reveste nosso corpo por inteiro, e considerada o maior órgão existente no corpo humano. Possui várias funções como: imunológica, barreira, promove regulação térmica, síntese de vitamina D, sensações, protege contra traumas e raios UV.

 

Hidratar a pele é importante para manter a pele bonita e com saúde. É um dos passos que devem ser aplicados diariamente para que essa pele esteja protegida. Uma pele extremamente seca pode sofrer com descamações e fissuras, as quais podem ser entrada para que microorganismos ataquem nosso sistema imunológico.

 

Quais os tipos de hidratante que existem?

Agora que você já sabe o que é hidratante, vou te contar quais são os 3 tipos de hidratante e para que serve cada um.

1- Oclusivo 

São responsáveis por retardar a perda de água transepidérmica. Ou seja, Formam um filme na superfície da pele com objetivo de impedir que a sua pele perca água para o ambiente. Ideal para pele que está muito ressecada. Costuma ter uma textura mais oleosa.

EX: Vasenol e Creme Nivea (lata azul)

 

2- Umectante

Responsável por atrair a água para a pele. Pode atrair da derme para a epiderme (camada mais interna para externa da pele). Ou, se a umidade do ambiente for maior que 70% pode atrair a água do ambiente para a pele.

Costumam ser combinadas com agentes oclusivos em cosméticos. Mas, não é uma regra.

Ex: Vichy Mineral 89 (é um hidratante com ácido hialurônico).

 

3- Emoliente

São capazes de “preencher fendas” entre os corneócitos (células da camada mais externa da epiderme) e reter a água nessa camada. Também promovem melhor textura, maciez, viço e deixa a pele mais flexível.

“FOTO”Tabela de ativos oclusivos, emolientes e umectantes**

 

Como identificar qual tipo de hidratante comprei?

Confira os ingredientes presentes no rótulo. Como na imagem acima desse tópico!

Agentes oclusivos costumam ser: petrolato, óleo mineral e parafina.

Agentes umectantes: pantenol, glicerina e ácido hialurônico.

Agentes emolientes: ceramidas, mamona, lanolina.

 

Essas são as mais frequentes, mas existem outros ingredientes que podem estar presentes nos hidratantes. Saiba que podem ser combinado, por exemplo, o vasenol é umectante e oclusivo.

 

Como saber qual hidratante é ideal para minha pele?

Agora que já descobriu quais são os tipos de hidratante que existem, é normal que a sua dúvida seja qual funciona para sua pele. Nesse momento, você deve pensar em qual é o estado da sua pele atualmente.

Ela está ressecada, descamada, repuxando, oleosa ou normal? São vários aspectos que devem ser avaliados, pois até a mudança das estações do ano alteram a nossa pele.

 

Para eu ajudar você, preciso conhecer sua pele e entender o que ela necessita. Eu consigo fazer isso através da minha Consultoria de Skincare Online, onde avalio minhas paciente de forma individual e monto uma rotina de cuidados com a pele personalizada.

Após identificar o que a pele precisa, quais são os cosméticos indicados e como aplicar. Avaliaremos a evolução juntas para que sua pele fique linda e viçosa.

Preencha o formulário aqui para participar da minha Consultoria de Skincare Online!

 

Victória Brito

Biomédica Esteta, especialista em skincare e focada em trazer informações relevantes para elevar sua autoestima.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *