Certos cosméticos são muito conhecidos no mundo do skincare, um exemplo disso é a vitamina C para o rosto. Mesmo com tanta popularidade, diversas pessoas não sabem para que serve e como usar.
A fim de tirar as suas dúvidas, reuni as principais perguntas que as pessoas fazem em relação a ela nesse artigo. Continue a leitura para descobrir tudo o que precisa sobre a vitamina C nos cuidados com a pele.
O que é vitamina C?
Conhecido como ácido ascórbico, e classificado como um antioxidante e vitamina hidrossolúvel. Uma grande batalha relacionada a ela, é a estabilização dessa substância formulação.
Atualmente, temos tecnologias que ajudam a ter melhores resultados. Mas ainda, sim, a vitamina C pura costuma ser mais instável e oxida com maior facilidade. Já a derivada costuma ser mais estável.
O que vitamina C faz na pele? Para que serve?
Estimula a produção de colágeno, reduz finas linhas de expressão, ajuda a clarear manchas na pele (não é um despigmentante potente), atua na prevenção do envelhecimento precoce junto ao protetor solar, é capaz de neutralizar o estresse oxidativo que é gerado por radicais livres.
É indicado para todos os tipos de pele, sem exceção. Porém, o que muda é o veículo adequado para cada tipo de pele. Uma pele seca precisa de um produto mais hidratante em creme ou com ativos mais oleosos.
Porque usar vitamina C na pele?
Acredito que só os benefícios de usar a vitamina C citados acima, já conseguiram despertar o seu interesse. E se utilizar com frequência verá com os seus próprios olhos que sua pele mudará para melhor.
Terá uma pele mais luminosa, macia, com viço e aparência mais hidratada.
Qual concentração de vitamina C para o rosto?
Em cosméticos a concentração de venda livre é de até 20%. Essa é a concentração limite que a nossa pele consegue absorver dessa substância. No entanto, pode ser encontrado produtos com menor porcentagem que são muito bons.
+ Orientação EXTRA: alguns produtos fazem um forte marketing e não entregam a vitamina C em sua composição. Então, é necessário observar os ingredientes na embalagem para saber se realmente contém ou não. Se quiser aprender a identificar, veja o meu post no Instagram @dravictoriabrito sobre esse assunto (aqui).
Posso usar vitamina C na pele durante o dia?
Sim. Uma grande dúvida das pessoas é “devo usar vitamina c na pele no dia ou a noite”?
Apesar do nome ácido ascórbico, a vitamina C não irá causar manchas se você utilizá-la na rotina matinal.
A melhor escolha é usar pela manhã, já que esse antioxidante potencializa a ação do protetor solar e ajuda a combater os radicais livres gerados pelos raios UV.
Pode usar vitamina C na pele todos os dias?
Sim. Não há problemas em utilizar esse antioxidante diariamente, na verdade, só te trará benefícios.
Posso usar qualquer vitamina C no rosto?
Não. Algumas pessoas associam a questão da vitamina C com as frutas cítricas ou vitamina C oral. Essas não são feitas para aplicar diretamente na pele. Se você deixar algumas gotas de limão cair na pele e se expor ao sol. Você terá queimaduras e até mesmo bolhas.
Não utilize nenhum tipo de vitamina C que não tenha sido desenvolvida para o uso na pele, pois terá consequências. Além disso, é foi constatado que a vitamina C utilizada topicamente é de 20 a 30 vezes mais eficaz para resultados na pele comparada a de via oral.
Confira>> Vitamina C para pele oleosa
Como usar vitamina C na pele do rosto?
Não fique mais na dúvida sobre qual é a ordem da vitamina c no skincare. Aprenda agora, como incluí-la na sua rotina da manhã de cuidados com a pele.
Após lavar o rosto, aplique sua vitamina C e depois o protetor solar. Essa seria uma rotina básica da manhã, simples e fácil.
Mas, cada pessoa tem uma pele com necessidades diferentes e precisa ter uma rotina de skincare individualizada. Uma pele mais ressecada pode necessitar de um hidratante na rotina da matinal, por exemplo.
Cuidados com a vitamina C
Antes de comprar sua vitamina C, preste atenção nos cuidados essenciais para aumentar a durabilidade sem oxidar e saber qual é a ideal para sua pele.
- Armazenar em local fresco e seco;
- Optar por frascos menores se for vitamina C pura para não oxidar antes você terminar de utilizar o produto;
- Identificar se sua pele prefere a vitamina C pura ou derivada;
- Avaliar a textura da vitamina C para identificar se ela tem um sensorial que se adéqua ao seu tipo de pele;
- Verificar se a porcentagem é de até 20%.
Existem diversas opções de marca nas farmácias e perfumarias. O que pode dificultar você na hora de escolher uma. É muito comum isso acontecer, pois a confusão paralisa e pode fazer você desistir.
Mas eu tenho um convite especial para ajudar você.
Se você deseja ter uma oportunidade para ter um acompanhamento individual para:
- Aprender a escolher os produtos corretos para sua pele;
- Saber qual a ordem para aplicar os produtos e quantidade correta;
- Descobrir o que sua pele precisa;
- Receber uma rotina de skincare montada exclusivamente para você;
- Tratar algo que te incomoda como: manchas, acne, oleosidade, etc.
- Conquistar uma pele bonita, saudável e macia.
Clique no botão abaixo e preencha o formulário para eu entrar em contato com você pessoalmente.
Fontes:
Stability, transdermal penetration, and cutaneous effects of ascorbic acid and its derivatives – Journal of Cosmetic Dermatology, 11, 310-317
Livro Tratado Internacional de Cosmecêuticos – Adilson Costa