Certos cosméticos são muito conhecidos no mundo do skincare, um exemplo disso é a vitamina C para o rosto. Mesmo com tanta popularidade, diversas pessoas não sabem para que serve e como usar.

A fim de tirar as suas dúvidas, reuni as principais perguntas que as pessoas fazem em relação a ela nesse artigo. Continue a leitura para descobrir tudo o que precisa sobre a vitamina C nos cuidados com a pele.



 

O que é vitamina C? 

Conhecido como ácido ascórbico, e classificado como um antioxidante e vitamina hidrossolúvel. Uma grande batalha relacionada a ela, é a estabilização dessa substância  formulação. 

Atualmente, temos tecnologias que ajudam a ter melhores resultados. Mas ainda, sim, a vitamina C pura costuma ser mais instável e oxida com maior facilidade. Já a derivada costuma ser mais estável.

 

O que vitamina C faz na pele? Para que serve?

Estimula a produção de colágeno, reduz finas linhas de expressão, ajuda a clarear manchas na pele (não é um despigmentante potente), atua na prevenção do envelhecimento precoce junto ao protetor solar, é capaz de neutralizar o estresse oxidativo que é gerado por radicais livres. 

É indicado para todos os tipos de pele, sem exceção. Porém, o que muda é o veículo adequado para cada tipo de pele. Uma pele seca precisa de um produto mais hidratante em creme ou com ativos mais oleosos.



Porque usar vitamina C na pele?

Acredito que só os benefícios de usar a vitamina C citados acima, já conseguiram despertar o seu interesse. E se utilizar com frequência verá com os seus próprios olhos que sua pele mudará para melhor.

Terá uma pele mais luminosa, macia, com viço e aparência mais hidratada.

 

Qual concentração de vitamina C para o rosto?

Em cosméticos a concentração de venda livre é de até 20%. Essa é a concentração limite que a nossa pele consegue absorver dessa substância. No entanto, pode ser encontrado produtos com menor porcentagem que são muito bons.

+ Orientação EXTRA: alguns produtos fazem um forte marketing e não entregam a vitamina C em sua composição. Então, é necessário observar os ingredientes na embalagem para saber se realmente contém ou não. Se quiser aprender a identificar, veja o meu post no Instagram @dravictoriabrito sobre esse assunto (aqui).

 

Posso usar vitamina C na pele durante o dia?

Sim. Uma grande dúvida das pessoas é “devo usar vitamina c na pele no dia ou a noite”? 

Apesar do nome ácido ascórbico, a vitamina C não irá causar manchas se você utilizá-la na rotina matinal.

A melhor escolha é usar pela manhã, já que esse antioxidante potencializa a ação do protetor solar e ajuda a combater os radicais livres gerados pelos raios UV.



Pode usar vitamina C na pele todos os dias?

Sim. Não há problemas em utilizar esse antioxidante diariamente, na verdade, só te trará benefícios.

 

Posso usar qualquer vitamina C no rosto?

Não. Algumas pessoas associam a questão da vitamina C com as frutas cítricas ou vitamina C oral. Essas não são feitas para aplicar diretamente na pele. Se você deixar algumas gotas de limão cair na pele e se expor ao sol. Você terá queimaduras e até mesmo bolhas.

Não utilize nenhum tipo de vitamina C que não tenha sido desenvolvida para o uso na pele, pois terá consequências. Além disso, é foi constatado que a vitamina C utilizada topicamente é de 20 a 30 vezes mais eficaz para resultados na pele comparada a de via oral.

Confira>> Vitamina C para pele oleosa

 

Como usar vitamina C na pele do rosto?

Não fique mais na dúvida sobre qual é a ordem da vitamina c no skincare. Aprenda agora, como incluí-la na sua rotina da manhã de cuidados com a pele. 

Após lavar o rosto, aplique sua vitamina C e depois o protetor solar. Essa seria uma rotina básica da manhã, simples e fácil.

Mas, cada pessoa tem uma pele com necessidades diferentes e precisa ter uma rotina de skincare individualizada. Uma pele mais ressecada pode necessitar de um hidratante na rotina da matinal, por exemplo.



Cuidados com a vitamina C

Antes de comprar sua vitamina C, preste atenção nos cuidados essenciais para aumentar a durabilidade sem oxidar e saber qual é a ideal para sua pele.

  • Armazenar em local fresco e seco;
  • Optar por frascos menores se for vitamina C pura para não oxidar antes você terminar de utilizar o produto;
  • Identificar se sua pele prefere a vitamina C pura ou derivada;
  • Avaliar a textura da vitamina C para identificar se ela tem um sensorial que se adéqua ao seu tipo de pele; 
  • Verificar se a porcentagem é de até 20%.

Existem diversas opções de marca nas farmácias e perfumarias. O que pode dificultar você na hora de escolher uma. É muito comum isso acontecer, pois a confusão paralisa e pode fazer você desistir.

Mas eu tenho um convite especial para ajudar você.

Se você deseja ter uma oportunidade para ter um acompanhamento individual para:

  • Aprender a escolher os produtos corretos para sua pele;
  • Saber qual a ordem para aplicar os produtos e quantidade correta;
  • Descobrir o que sua pele precisa;
  • Receber uma rotina de skincare montada exclusivamente para você;
  • Tratar algo que te incomoda como: manchas, acne, oleosidade, etc.
  • Conquistar uma pele bonita, saudável e macia.

 

Clique no botão abaixo e preencha o formulário para eu entrar em contato com você pessoalmente.

PELE-BONITA-ACOMPANHAMENTO

 

 

Fontes:

Stability, transdermal penetration, and cutaneous effects of ascorbic acid and its derivatives – Journal of Cosmetic Dermatology, 11, 310-317

Livro Tratado Internacional de Cosmecêuticos – Adilson  Costa

Victória Brito

Biomédica Esteta, especialista em skincare e focada em trazer informações relevantes para elevar sua autoestima.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *