Aparecimento de espinhas no rosto: Por que aparecem espinhas no rosto?

O aparecimento de espinhas no rosto não tem apenas uma causa. E não existe uma fórmula pronta para todas pessoas!

Talvez, você tenha ficado assustada ao ver essas afirmações ou um pouco curiosa. Mas, eu quero falar a realidade para você. O que estudei, comprovei em mim e minhas pacientes. Preciso compartilhar esse conhecimento para que você fique mais calma e saiba exatamente por onde começar o aparecimento de espinhas no rosto.

Detalhes sobre causas, o que fazer ou não, se é normal ter acne após os 30 anos e muito mais. Permaneça comigo para ter informações de OURO que vão te ajudar a conquistar a pele de seus sonhos.

 

O que causa o aparecimento de espinhas no rosto?

Ao contrário do que muitas pessoas dizem, não há uma única causa para o aparecimento de espinhas no rosto. Pare de colocar a culpa em uma ação específica.

Então, por que aparecem espinhas no rosto? A Acne é multifatorial, e causada por quatro pilares considerados principais: 

Hiperqueratinização folicular – Excesso de queratina na sua pele, as chamadas células mortas da superfície da sua pele não deixam que o sebo seja secretado e contribui para formação da acne.

Hiperprodução de sebo – É o excesso de produção de sebo na sua pele, que pode estar ligado a sua alimentação, genética e outras questões.

Inflamação – Algumas pessoas possuem espinhas bem inflamadas, as quais podem até doer e causar um relevo considerável na pele. A inflamação pode ser piorada por uma má alimentação.

Colonização de bactérias – Bactéria conhecida como P. acnes. A produção de sebo em excesso favorece a proliferação dessa bactéria. Ela faz parte da microbiota normal, porém se estiver em excesso pode causar inflamação.

Entenda que essa não é uma suposição, e sim um dado de artigo científico publicado em 2008 pela revista Anais Brasileiros de Dermatologia.

 

 

 

Os hormônios e alimentação desregulados também influenciam?

Além das causas principais, existem outros fatores coadjuvantes como: genética, má alimentação, hormônios desregulados, entre outros. De acordo com o artigo Fatores etiopatogênicos da acne vulgar, os hormônios andrógenos podem estimular maior produção sebo. 

Nas mulheres, foi constatado que o aumento da progesterona e período pré-menstrual causa uma diminuição dos óstios foliculares (também chamados de poros), o que favorece a retenção de sebo.

A ingestão de açúcar (branco) não só estimula a maior produção de sebo, como também altera a regulação da proliferação dos queratinócitos. Ou seja, mais sebo, muitas células mortas resultando no aparecimento de espinhas no rosto.

 

É normal ter espinhas depois dos 30 anos? Pode ser hormonal?

Não podemos considerar nem acne como normal (cientificamente falando). Mas, é algo comum e que vemos com frequência. Pois, acne já é considerada uma doença crônica. E a maioria das pessoas possuem os graus mais baixos como 1 e 2.

O período mais comum para ter esse aparecimento de acne no rosto, é durante a adolescência. Porém, o surgimento de acne ou a permanência de acne na idade adulta tem sido recorrente. 

Mesmo que tenha 17, 24 ou 30 anos, você pode sim o aparecimento de acne no rosto e fazer com que sejam cada vez menos frequentes. Nos tópicos a seguir explicarei como.



 

O que não fazer quando houver esse aparecimento de espinhas?

Não esprema, coce ou use qualquer dica caseira para tentar secar as espinhas. Fazer isso pode gerar manchas, infecção e até futuras cicatrizes na pele. Sei que pode ser complicado resistir, mas lembre que existem formas melhores de evitar o aparecimento de espinhas no rosto e também de tratá-las.

 

O que fazer para amenizar o aparecimento de espinhas? Tem como eliminar a acne?

Existem formas eficazes de não só amenizar, como controlar aparecimento de espinhas no rosto. A seguir deixarei 3 orientações e a última é a mais valiosa. Pois, já gera resultados incríveis.

 

1- Alimentação balanceada

Diminua a quantidade de açúcar e outros alimentos considerados inflamatórios. Invista em alimentos que tenham propriedades anti-inflamatórias como ômega 3, por exemplo. A finalidade não é prescrever uma dieta. Aliás, apenas um nutricionista poderá avaliar você e dar uma orientação mais assertiva. 

No entanto, mudanças pequenas podem ajudar muito, te deixar mais saudável, e consequentemente com a pele mais bonita.

 

2- Limpeza de pele

Se possui aqueles famosos comedões, que são os cravos de ponta preta ou aqueles que só fazem um pequeno relevo na pele. Pode ser retirado por um profissional na limpeza de pele e evitar que se tornem espinhas.

E aquelas espinhas amarelas, se muito inflamadas, não devem ser espremidas para não causar cicatrizes. Nesse momento, o skincare é indispensável.

 

3- Skincare personalizado

Um skincare personalizado para sua pele vai tratar sua acne de modo mais assertivo. Sei que você pode estar frustrada por ter experimentado muitas máscaras, séruns e sabonetes. E sentiu que foi perda de tempo.

Mas, a verdade é que você apenas não sabia o que servia para você. Nem toda pele com acne é igual. Uma pode ser sensível, outra mais espessa. Uma com manchas e outra mais inflamada. Fora as suas preferências e orçamento que devem ser considerados.

Veja o antes e depois das minhas pacientes que participaram da Consultoria Acneless:

Como tratar acne e manchas na pele com skincare

>> Se quiser acompanhar mais conteúdos de skincare me siga no Instagram @dravictoriabrito

 

Quer muito ter uma pele mais lisinha ? Inscreva-se no formulário abaixo, para ter seu skincare personalizado eficaz contra a acne.

 

Os artigos abaixo, também complementam o conhecimento sobre aparecimento de espinhas no rosto e tratamento delas. Acesse se quiser saber mais sobre acne e como combatê-la:

 

Victória Brito

Biomédica Esteta, especialista em skincare e focada em trazer informações relevantes para elevar sua autoestima.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *