Tipos de acne

No momento em que você inicia a pesquisa sobre tipos de acne no rosto e como tratar, é quando não consegue mais controlar sua acne, e sente todos os tratamentos que já testou não funcionaram. 

Aliás, ninguém gosta da bendita acne. Em algumas pessoas, ela pode trazer outros sintomas além do incômodo estético, como: ansiedade e depressão (dependendo do grau).

Por esse motivo, vou te contar quais são os tipos de acne e dizer como elas podem ser tratadas.



 

Antes de começarmos, é importante que você saiba o que é acne. Há artigos nesse blog que você pode ler depois sobre esse assunto que vão ajudar no seu tratamento.

Saber seu tipo de acne, pode te auxiliar a identificar o tratamento ideal para ela. Muitas pessoas recorrem aos medicamentos, antes mesmo de tentar o básico. É fundamental que leia com atenção os próximos tópicos.

 

 

Quais são os tipos de acne?

No total, são 5 tipos de acne. Na medicina, são classificadas como graus (1 ao 5). Elas variam em relação a aspecto e sintomas. A seguir, vou contar a característica de cada uma delas.

 

Grau 1: Acne comedoniana (não inflamatória)

É constituída por comedões brancos e/ ou pretos. São aqueles “cravinhos” que ficam aparente em sua pele, especialmente no nariz e queixo. Entretanto, podem surgir em outras áreas da face e corpo.

 

Grau 2: Acne papulopustulosa (inflamatória)

Formam pápulas (bolinhas avermelhadas) e pústulas (bolinhas avermelhadas com pus). Costumam ser pequenas, inflamadas e até um pouco doloridas. Pápulas também são chamadas de espinha interna.

 

Grau 3: Acne Nodulocística (inflamatória)

Nesse estágio a acne começa se tornar mais grave, onde formam-se nódulos na pele que podem causar cicatrizes na sua pele.

 

Grau 4: Acne Conglobata (inflamatória)

Costuma afetar principalmente os homens. As lesões são císticas mais graves que vão além do rosto e afeta outras áreas do corpo como: costas, ombros, pescoço, dentre outras regiões.



 

Grau 5: Acne Fulminans (inflamatória)

O nível mais grave de acne, onde os principais sintomas atrelados são fadiga, dor, mal-estar. Afeta o rosto e corpo, onde as lesões de acne ulceram e formam cicatrizes. Mais comum em homens.

Salve no Pinterest! | Fonte: Azulay, 2017. 7ª Edição

É possível curar a acne naturalmente?

Por ser uma doença crônica, não é possível garantir cura. Existem fases onde a acne se encontra mais ativa e outros que ela está mais inativa. É possível controlar a acne, de forma que você saiba exatamente o que fazer para manter sua pele mais lisa.

Ao incluir hábitos saudáveis e melhorar sua alimentação, você consegue conquistar uma pele mais bonita em saudável. Um rosto com a pele mais lisinha, sem acne e sem sofrer, você começa a conquistar através do Guia Alimentar Antiacne.

 

Como tratar cada um desses tipos de acne no rosto? 

Sabendo da existência de todos esses tipos de acne (graus), você deve ter uma noção em qual você se encaixa.

Grau 1 – Uma limpeza de pele para extração, e uma rotina de skincare voltada para combater os cravos são o suficiente.

Usaria o básico (sabonete, hidratante e protetor) e incluiria um produto de tratamento que esfoliasse quimicamente para impedir que esse sebo se acumule e forme mais cravos, ou se transforme em uma espinha.

Grau 2 – Sabonete deve ser um pouco mais gentil para não piorar a inflamação. Protetor solar para evitar a formação de manchas, hidratante que ajude a restaurar a barreira de proteção da pele e produto de tratamento com ativos calmante, anti-inflamatório e levemente esfoliante.

Grau 3 – Associação de skincare + tratamento medicamentoso (dependendo da situação). Nesse caso, avaliaria a pele e indicaria um tratamento multidisciplinar onde deveria ser avaliado por um médico.

Grau 4 e 5 – São muitos graves e devem ser avaliados por médicos. Normalmente, são receitados mais de um medicamento para tentar diminuir essas lesões e sintomas do paciente.

 

Uma rotina de cuidados com a pele é importante em todos os estágios!

A pele com acne está desprotegida, frágil e suscetível a danos maiores como formação de cicatrizes se não for tratada.

Somente uma pele protegida responde bem ao tratamento. É esse momento, que os cuidados com a pele ajudam na restauração da barreira de proteção.

Esclareci tudo o que precisa ser feito para tratar a acne, mas você ainda precisa do como. Esse “COMO”, você encontra na Consultoria Acneless. Onde faço o acompanhamento completo durante 1 mês, e montamos uma rotina de skincare personalizada para o seu tipo de acne.

Clique no botão abaixo se estiver pronta para conquistar uma pele mais lisinha!

estou pronta para consultoria acneless

 

Victória Brito

Biomédica Esteta, especialista em skincare e focada em trazer informações relevantes para elevar sua autoestima.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *